OS CAIXÕES SUSPENSOS DA CHINA

No sul da China,entre paisagens maravilhosas com belos rios,montanhas e imensas florestas,está o local de um dos mais antigos e históricos mistérios da China.Aqui existe uma perdida tradição de mais de 3000 anos:Os caixões suspensos que ficam nos penhascos das vias fluviais do rio Yangtze. Por mais incrível que pareça,estes caixões são pendurados em fendas em  até 400 metros de altura e durante décadas são motivos de estudos para desvendar por que motivo era realizado esse ritual funerário e como os antigos deste local eram capazes de colocar os caixões em lugares tão difíceis de alcançar.


Evidencias mais antigas de caixões suspensos da China,vem dos registros  da província de Fujian que data a mais de 3000 anos, e a partir daí essa pratica se espalhou para outras regiões do sul da China.Posteriormente essa prática desapareceu dos registros até o final da Dinastia Ming.
Ainda não se sabe o motivo,mas há varias teorias de o porque se colocavam seus mortos longe das áreas em que essas pessoas viviam e do porque seus corpos eram pendurados em penhascos sempre voltados para a água.Mas a certeza é que tudo se relaciona com as crenças espirituais desses povos antigos.

Para os chineses,nos tempos antigos,muitas pessoas acreditavam que os espíritos divinos habitavam lugares na natureza,como montanhas,lagos e rios.Lugares altos e montanhosas também era acreditado como lar dos divinos espíritos por estar mais perto do céu.O estudioso Guo Jing do Museu Provincial de Yunnam acredita que os penhascos onde os caixões estão suspensos serviam como uma escada para o céu e seus caixões como uma ponte para a vida pós morte.
Há uma grande curiosidade de como eram colocado esses caixões em lugares tão altos.Caixões foram encontrados a mais de 400 metros de altura e como chegaram a lugares tão difíceis tem sido uma controvérsia durante décadas.

Três principais teorias:

A primeira teoria sugere que eram construídas rampas que serviriam de trilhos ao longo das falésias e assim o caixão era levado até o local desejado. Mas muitos especialistas descartam essa ideia por ser muito trabalhoso e necessário construir muitas rampas inconsistentes com as pequenas populações rurais antigas.

A segunda teoria sugere que os caixões eram suspensos usando uma forma de escada,um tipo de andaime,no entanto,não foi encontrado nenhuma evidencia desta pratica.

A terceira teoria é o uso de cordas. Marcas de cordas fornecem provas para apoiar essa ideia de que foram muito utilizada para mover os caixões.E também pesquisadores encontraram cordas em algumas cavernas,e ainda pelas pesquisas,em muitos casos parece que os caixões foram baixados e não levantados.

Veja o vídeo:


As razões dessa pratica pode ser muitas,deste espiritual ao culto a natureza.Essa cultura parece ter surgido rapidamente,da mesma maneira que sua pratica desapareceu há cerca de 400 anos atrás.Infelizmente muitos dos caixões mais acessíveis em locais mais baixos foram roubados,mas muitos ainda estão intactos por estarem em locais de difícil acesso ou perigosos de se alcançar.E que fique assim preservados, e que o desejo de seus familiares sejam respeitados para que seus espíritos descansem em paz.


Fonte:China Travel,South China Morning Post,Wikipedia,Historicmmysteries.com,Youtube

Nenhum comentário