O LUGAR HABITADO MAIS FRIO DO MUNDO


Conheça Oymyakon, a aldeia russa que é considerada o lugar habitado mais frio do mundo. Localizada no leste da Sibéria junto ao Rio Indigirka, na Republica de Sakha, e tem cerca de 500 habitantes.
Oymyakon tem o recorde de temperatura mais baixa alcançada de uma localidade permanentemente habitada.
Sua temperatura média é de -50°C, mas em 6 de fevereiro de 1933 uma temperatura de -67,7°C  foi confirmada na estação de meteorologia de Oymyakon e registrado como a temperatura mais baixa registrada para qualquer lugar habitado na Terra.
Uma curiosidade é que em seu breve período de verão, a temperatura pode chegar a 35°C positivos e isso quer dizer que essa é a cidade no mundo onde a variação térmica pode chegar a 100°C.
Localizada no nordeste da Rússia, esse município foi fundado para amparar pastores de renas que utilizavam suas águas termais para aquecer seus rebanhos.


Oymyakon fez historia de uma maneira bastante peculiar em 1926,quando atingiu a temperatura recorde de71,2graus negativos. Mas essa medida não é oficialmente reconhecida.
A vida para os habitantes de Oymyakon é extremamente difícil. Para ter uma ideia, o curtíssimo verão permite cultivar apenas alguns vegetais ausentes dos hábitos alimentares durante todo o resto do ano. Os transportes mecânicos são bastante raros, devido a temperatura congelar todo o combustível e as escolas suspendem as aulas quando as temperaturas estão abaixo de -50°C pelo simples fato de as tintas das canetas ficarem congeladas.

Esta é Oymyakon,o lugar habitado mais frio do mundo!


Fonte: Extreme Temperatures Around the World»



Nenhum comentário